<< Voltar     


Traços e Caminhos

Vencedor em Especial - Estudantes - 2023

Data de lançamento: 05/04/2023

Categoria: Estudantes

Tags: desenho, arte, UFRGS, design

Vencedor: Liana Colombo, Ana Luísa Menezes, Marina Severo, Giovani Soprana (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Porto Alegre)


País: Brasil


Durante a disciplina de Embalagem II (UFRGS), fomos desafiados a projetar uma embalagem inspiradora e funcional para desenhar em ambiente aberto. Entrevistando alunos do curso de Artes Visuais, percebemos que muitos desejam explorar o ambiente urbano para desenhar mas sentem-se inseguros ou desequipados. Nossa embalagem é uma resposta às suas dores: uma solução de fácil transporte, que organiza e protege diferentes materiais de forma modular e versátil, sendo resistente e personalizável.

Nossa embalagem inova ao atender diferentes estilos e vivências artísticas, armazenando materiais diversos em seis nichos modulares e empilháveis, que permitem transporte ergonômico junto ao corpo ou em bolsas, e uso sem o apoio de mesas, tudo através de um sistema de trilhos e alças adaptáveis.

Nossa embalagem possui um sistema de trilhos de encaixe lateral, que permite o empilhamento dos nichos, e integração com cintas reguláveis, que permitem o transporte de até seis destes nichos de forma ergonômica, leve e prática junto ao corpo, adaptando-se a diferentes rotinas e experiências. A embalagem é criativa pois desafia os limites de sua definição e função: exploramos soluções e criamos novas funções através do material, forma e visual, tudo para enriquecer a experiência de artistas fomentando o contato com a natureza e o ambiente urbano de forma mais prática, versátil e segura.

Nossa embalagem é versátil, armazenando materiais variados em seis organizadores internos distintos; oferece proteção e durabilidade com estrutura de aço inox; é prática, permitindo transporte dos nichos modulares com ou sem cinta, e conferindo liberdade para desenhar sem apoio de superfície plana. A embalagem apresenta um projeto gráfico marcante, com cores fortes que conversam com a Faber-Castell, e ilustrações que valorizam os materiais vendidos de forma cativante, divertida e acessível. Seus cantos arredondados e forma minimalista criam uma estética refinada e industrial para equilíbrio.

Cada nicho é formado pela junção de um perfil metálico extrudado e uma chapa, facilitando a produção com técnicas de soldagem e pressão. Embora seu custo inicial seja mais elevado do que análogos de tecido, sua maior durabilidade e utilidade criam uma solução inteligente, ecológica e de longo prazo. Nossa abordagem sustentável visa prolongar o ciclo de vida útil da embalagem utilizando insumos resistentes e expandindo sua utilidade com múltiplas funções. Também projetamos um sistema de refil que permite adquirir os materiais separadamente, evitando desperdícios e maximizando o uso de recursos.